quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mochilão de 27/12 a 05/01/2012






Parece que não, mas já se passaram quase dez meses desde que eu cheguei aqui na Alemanha.
Como eu comentei no outro post, meu contrato aqui é de um ano, e logo, em Março, eu volto para o Brasil.
Pensando nisso, resolvi pegar dez dias de férias depois do Natal e sair para conhecer algumas das cidades que eu mais tinha vontade de conhecer.
As cidades escolhidas foram: Estrasburgo (França), Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria), Berna e Zurique (Suíça).

Para isso eu usei o InterRail.
O InterRail é um passe de trem, para quem é residente em algum pais europeu por pelo menos 6 meses, que da direito a viajar em praticamente toda a Europa (30 países) pelo período que você escolher.
Eu comprei o Global Pass 5 dias em 10 dias, e por eu ter menos de 26 anos, me custou €169 (agora subiu para €175).
Explicando melhor, eu escolhi um período de 10 dias (27/12 a 05/01) e pude utilizar 5 dias de viagem alternativamente.
A é, ele não é valido dentro do pais que você mora, então você tem que ir até a fronteira com algum pais vizinho e começar a viagem de la.

Depois dele tem o de 10 dias em 22 dias (€257)
todos os dias durante 15 dias (€298)
todos os dias durante 22 dias (€329)
e todos os dias durante um mês (€422).

Para quem não mora na Europa, pode comprar o Eurail (http://www.eurail.com). Este é mais caro, e eu sinceramente so acho que compensa se você for viajar muito entre cidades e países visinhos, e que não gaste muito tempo. Caso contrario, viajar de avião com companhias de baixo custo pode sair bem mais barato.

Com a hospedagem eu me virei com o Couchsurfing (http://www.couchsurfing.org ).
É uma comunidade com mais de 3 milhões de cadastrados em todo mundo, que te oferecem um lugar para dormir na casa deles.
Embora haja esse numero tão grande de pessoas, não é tão fácil assim de conseguir uma vaga. Primeiro você tem que ter um perfil confiável, escrever sobre você, o que você gosta, o que você faz, qual sua visão de vida e tal. Depois, você precisa de boas referências, que são mensagens, geralmente em inglês, de pessoas que te conhecem, que já te hospedaram ou que já foram recebidas por você.
Não se trata somente de escapar de pagar hotel, e sim do espírito de aventura de conhecer pessoas do mundo todo, previamente por email e depois pessoalmente. Trocar experiências, conhecer novas culturas, ajudar e ser ajudado. =)

Depois disto tudo planejado, foi so juntar um dinheiro para comida e algumas diversões e botar o pé na estrada (ou trilhos, hehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário