quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

27 Dezembro – Estrasburgo, França





Como eu já havia deixado tudo preparado, minha previsão era acordar as 7h30, tomar banho, café e pegar o trem as 8h22. Mas não eram nem 6h ainda quando a minha “Gast-Mutter” me chama lá de cima das escadas pensando que eu ia embarcar às 6h e que eu já estava atrasado.
Até eu levantar, ir lá explicar a situação e voltar, perdi o sono e já continuei acordado.

Como disse no outro post, o InterRail não tem validade no pais em que você mora, então eu peguei dois trens até passar da fronteira da França e continuei a viagem de Wissembourg em direção a Estrasburgo.
Chegando lá, na própria estação central tem um ponto de informações turísticas, onde eles tiram suas duvidas e vendem um mapinha da cidade detalhado e explicativo com as principais atrações (€1).
A partir dali eu já estava dando graças a Deus por estar falando em francês novamente (que domino bem mais do que o Alemão).

Também na própria estação, tem uma sala na plataforma 1, com armários eletrônicos vigiados e um guarda, onde você pode deixar suas malas e/ou mochilas enquanto anda pela cidade.
Eu paguei €4 e poderia deixar as coisas lá por até 72 horas. O espaço era relativamente grande, pois coube a minha mochila enorme, uma menor, e ainda sobrou espaço.
Para quem viaja com malas maiores também tem armários maiores de €6 e €8 que cabem até aquelas malas de 36Kg.

Enfim, tracei meu roteiro no mapinha, sai da estação, e comecei com as fotos.



Estrasburgo é uma cidade fantástica!
Ela é situada na região da Alsácia (da qual é capital), ao lado esquerdo do Rio Reno e foi fundada pelos romanos no ano 12 antes de Cristo, mas se chamava Argentoratum, e era apenas um campo militar.  Depois, em 496, mudou o nome para “Strateburgum” que significa “a cidade das rotas/caminhos” por estar em um lugar estratégico.
A França e a Alemanha já lutaram por ela varias vezes. Teve uma época, em que ela fazia parte da Alemanha e a intenção dos alemães era de fazer dela um espelho da cultura deles para provar para o mundo (e principalmente para a França) que eles tinham uma cultura superior a de todos.
Depois da primeira guerra mundial em 1919 e com o Tratado de Versalhes, ela voltou para a França, mas ai na segunda guerra mundial e Alemanha a tomou de volta, porem no final da guerra, voltou a fazer parte da França.

Muitas pessoas importantes nasceram ou moraram lá, como o pintor Gustave Doré, o presidente do Conselho e do Parlamento europeu Pierre Pflimlin, o humanista Desiderius Erasmus, ou Erasmo, o escritor Johann Wolfgang von Goethe, o musico Wolfgang Amadeus Mozart, o teólogo, filósofo, músico e médico Albert Schweitzer e até mesmo o ex-futebolista paraguaio Chilavert.

Os principais pontos turísticos são:
O centro histórico, que é considerado patrimônio mundial pela Unesco



O Museu de arte moderna e contemporânea



A Barragem Vauban



As pontes cobertas (que não são mais cobertas hehe)




A “Petite France”, que é um bairro pitoresco onde moravam os pescadores, moedores de cereais (como o trigo para fazer farinha) e os curtidores de peles. As casas de madeira são na maioria dos séculos 16 e 17 construídas com suportes e as vezes com um ou dois andares abaixo do nível da água rio.




A Maison Kammerzel, considerada a casa mais bonita de Estrasburgo. Foi construida no século 16 e era uma loja de queijos



O Palácio Rohan, onde tem 3 museus importantes



O Palácio universitário



A própria estação central de trem





A Catedral de Estrasburgo, que começou a ser construída em 1015, mas foi concluída só em 1439. Tem uma torre de 142 metros de altura. Era o prédio mais alto do mundo entre 1625 e 1874. Fui ultrapassada como a igreja mais alta em 1880 pela catedral de Colônia, aqui na Alemanha. Hoje é a quarta igreja maior do mundo.
Tem uma coisa interessante também que eu vi lá dentro, que é um poço com uma grade de ferro, em que as pessoas passam por cima, mas se você parar e olhar, está LOTADO de moedas! Pela quantidade que eu vi, nunca retiraram nada de lá!






E como muitos sabem, a cidade é considerada a sede da União Européia, pois ela abriga o Conselho, Parlamento e Corte dos Direitos Humanos da Europa. Tudo isso fica em uma parte chamada “Distrito Europeu”, e para quem estuda ou trabalha com algo relacionado a isso vale a pena dar uma passada lá. http://www.eurodistrict.eu/fr/Accueil-2.html

Bom, é isso. A cidade como eu disse é fantástica, mas em apenas um dia você consegue visitar todas as atrações principais. A dica maior fica para a melhor época de ir, que em minha opinião é no Natal!
La tem uma das feiras de natal mais conhecidas e bonitas de Europa! Começa no final de Novembro e vai até 31 de Dezembro.



Ah é, teve uma coisa que me aconteceu que foi muito interessante também, e vou contar aqui rapidinho.
Estava frio e eu estava sem luvas, então entrei em uma lojinha para procurar. Eu gostei de umas là, mas quando vi que custavam quase €20 desisti de comprar e continuei vendo outras coisas.
O problema foi que como eu estava cheio de coisas nas mãos, eu segurei elas em baixo de tudo com o dedo mindinho, e sai da loja sem nem me tocar.
Uns 15 minutos depois, quando eu já havia andado bastante, eu vi que eu sai da loja com as luvas e sem pagar! Fiquei pensando, “potss.. eu não gostaria que fizessem isso comigo, e agora, o que eu faço?”
Como eu tinha tempo livre, voltei lá todo sem graça e contei para a mulher o que havia acontecido, mas com os €20 na mão para pagar.
Ela sorriu, me deu o troco e disse: “Você é uma pessoa muito honesta.”
Sai de lá todo contente, mas já pensei “Essa grana vai fazer falta hehe”
E adivinhem o que aconteceu? Alguns dias depois, quando eu estava em Zurique na Suíça, encontrei €20 jogados na minha frente! Comecei a rir sozinho, pq a moeda da Suíça nem Euro é! É o franco suíço! lol Enfim, o mundo da voltas ;)

De lá peguei o trem em direção a Zurique, de onde eu comecei meu caminho para a Eslováquia, que é o próximo post que estou escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário