quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eu e o trânsito na Alemanha!



Antes de falar sobre a viagem que fiz a Speyer, vou aproveitar que hoje me aconteceu uma pérola no quesito “veículo”, e vou falar um pouco sobre o trânsito.
O que muita gente sabe, e gosta, sobre isso é que aqui não tem pedágio e nas auto-estradas (Autobahns) nacionais não há limite de velocidade. Isso é verdade! (e bom pra quem tem uma Mercedes, BMW...).
O semáforo acende também a luz amarela entre o vermelho e o verde! Assim você sabe quando vai abrir.
Basicamente as leis em relação à segurança são as mesmas: sinto de segurança, proibido ultrapassar pela direita, idade mínima para dirigir é 18 anos, moto = capacete, entre outros. Ah, o lado do volante é na esquerda, igual ao do Brasil!

Curiosidade rápida sobre o lado de dirigir: Os países que tem o volante do lado direito foram, na maioria, colonizados pelos ingleses (Austrália, Bahamas, Brunei, Chipre, Nova Zelândia... e é claro: Inglaterra). Os EUA e o Canadá são exceções.
Mas e o Japão?  No início do século 19, um ministro inglês fez uma visita com a intenção de convencê-los a fazer o mesmo. Os japoneses aceitaram!

Essa semana me aconteceu duas coisas que é interessante contar.
Uma aconteceu hoje, e se tivesse um título seria: “Weslley, bicicleta também é veículo!”
Para ir estudar eu vou de bicicleta até a estação, prendo-a com corrente e vou de trem até a cidade vizinha (Neustadt). Na volta, fazendo o caminho inverso, eu avisto uns oito policiais na esquina. Quando eu chego mais próximo, um deles foi até a rua e faz sinal para eu encostar a bicicleta, igual quando pedem para parar carro. Já comecei a rir daí.  Então ele diz “O senhor pode descer do veículo, por favor? Desci do “veículo” e já soltei um “Eu não falo muito bem alemão, mas.. eu entendo um pouco”. Neste momento os oito “Gambés” deram um singelo sorriso, inclusive uma loirinha de aparelho, do tipo “Olha só, ele não é daqui!”(Sim, acreditem alemães também sorriem!)
Pediram para eu ficar na calçada e começaram a olhar a bicicleta de cima a baixo, tocar aquele sininho de “sai da frente”, apertar o “bréqui”, mexer no banco, guidão... até constatarem que estava tudo Ok! Ai então começou o interrogatório:


Onde essa bicicleta foi comprada? – Resp.: Não sei, não é minha.
Quando ela foi comprada? – Resp.: Não sei, não é minha.
De quem é essa bicicleta? – Resp.: Da família que é minha hospedeira aqui na Alemanha.
O que você esta fazendo na Alemanha? – Resp.: Estou estudando.
Esta com o seu passaporte ? – Resp.: Eu não ando com o passaporte, só com a cartão do seguro médico, de estudante e habilitação brasileira.
Eles olharam por uns segundos, e começaram a me explicar que na Alemanha tem controle de bicicleta também e que eu não posso sair de casa com uma em mal estado ou faltando algum item como refletor, freio, e aquele sininho.
A Alemanha é um dos países que mais utilizam a bicicleta. A estimativa é de que haja 78 milhões, e é considerado o principal meio de transporte de 9% da população.
Agradeceram-me, desejaram um bom dia e continuaram a blitz. Quando eu olho para traz vejo um menino de uns sete anos, encostado à parede, e os policiais tirando fotos da bicicleta e assinando uma multa para o garoto levar. Por mais que eu não seja uma pessoa ruim, meu olhar para ele foi de: “eita, dessa eu estou livre”, e ele para mim “Vixi, me ferrei”.

Curiosidade: Um cara muito criativo, dono de uma loja de bicicletas em Altlandsberg, no norte da Alemanha, decidiu pendurar 120 delas na parede do lado de fora. A propaganda deu certo! Hoje a loja é como um cartão postal da cidade.


A outra coisa que me aconteceu não foi divertida. Recebi uma multa de 100 euros.
Como eu disse antes, eu tenho um carro disponível para sair e viajar aqui por perto, e a uns dois finais de semana a Lu, que mora em Hachenburg, veio me visitar então resolvi ir com ela para Heidelberg (de novo). Na pista, chegando à cidade, havia um radar. O limite era 70 km/h e eu estava a 100.
Na Alemanha, eles também classificam os tipos de infração, porém quase todas são consideradas graves. A minha sorte foi que eu estava “apenas” a 30 km a cima do permitido e fora do perímetro urbano. Se eu estivesse 1 km a mais que isso, e dentro dessa área, eles cassariam minha permissão por até um ano.
Outra coisa, por mais que a Alemanha seja a terra da cerveja, beber e logo após dirigir também é motivo para perder a carteira de motorista.
É por isso que as coisas realmente funcionam aqui. Se for proibido, é proibido! E eles fiscalizam.
Não tem desculpa, acúmulo de pontos ou jeitinho brasileiro. Admiro isso nos alemães.
Deveria ser assim também com os nossos políticos. Roubou? Mentiu? Aproveitou de alguma situação para se dar bem? FORA! Mas como todos sabem, as regras controlam os atos e influenciam na índole da cada um, e já que políticos não são mais do que cidadãos, essas regras deveriam ser seguidas (de verdade) por todos. Mas esse é outro LONGO assunto. Hehe

Estou esperando a segunda carta com a confirmação da multa e o papel para que eu possa pagar. Até a minha alma sentiu esse prejuízo! Eu contabilizo as percas que tenho em paçocas. Poxa vida, €100 da +- 800!

Paçoca !!

Vou acabar de escrever o próximo post agora!

Bis bald. (até logo)

5 comentários:

  1. hahaha
    amei o posto!
    vou ler o proximo q tah vindo.
    voce tem de postar mais, pq tem otimas historias.
    Bis gleich!

    ResponderExcluir
  2. Olá Weslley, já havia acompanhado alguns posts seus lá na comu "Au Pair in Deutschland" e inclusive ri muito com eles. Por acaso acabei descobrindo hoje esse seu blog que também é muito bom, parabéns cara estou lendo aqui e já está add nos favoritos...hehe abraco!

    ResponderExcluir
  3. Olá, vc é Au Pair na Alemanha, que máximo! Achei seu blog numa pesquisa pela cidade de Mannheim, pois estou indo fazer au pair lá em Setembro! E então, está gostando? espero que possamos manter contato.

    Isis

    ResponderExcluir
  4. hahaha contabilizar em pacoca é ótima idéia
    e desca do veículo kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. kkkkkk cara eu ri muito, me identifico muito com o que vc diz, pra comecar eu tambem me chamo Weslley e to morando na Alemanha kkk, e vou pro servico e pro curso de bicicleta, o que nao me aconteceu ainda e de ser parado por policiais, mas ja me avisaram pra nao andar de bicicleta depois de beber kkkkk agora to parando um pouco com a bicicleta porque o frio ta demais kkk, mesmo assim tem muito alemao que anda de bicicleta nesse tempo... abracos

    ResponderExcluir