Semana de abertura da copa do mundo, o que não falta é assunto sobre os jogos, e adivinhem de quem até os franceses não param de falar? BRASIL! Meu/nosso amado pais recebeu 3 paginas de reportagem em um dos jornais mais conhecidos aqui na Grande Paris: O “Direct Soir” especial esporte. Ele é distribuído nas estações de metrô e lido por mais de 1 milhão e meio de pessoas cada dia.
Vamos la, Paloma e Truck Long (meus professores de francês), vejam minha tradução e DEUS queira que eu não tenha errado nada! Rsrs
COM OS OLHOS NOS "DEUSES"
< Entrar no universo intimo dos brasileiros, é como entrar no universo do santo dos santos.>
Em exclusividade, Kaká, Robinho e os outros jogadores do Brasil aceitaram abrir as portas do vestiário e de suas intimidades esportivas, do qual o acesso permanece, normalmente, estritamente privado.
Descubra os bastidores do “Auriverde”, como se você fosse... membro da seleção!
Monumento do futebol mundial, o Brasil continua a única nação do planeta a ter disputado em integralidade as fases finais da copa do mundo, com 19 participações sobre 19. Melhor, podem se orgulhar de portar sobre seus ombros o uniforme amarelo de maior numero de vitorias em copa do mundo, com cinco títulos [58, 62, 70, 94, 02]. Série em andamento.
Um rito inalterável.
Entrar no universo intimo dos brasileiros, é como entrar no universo do santo dos santos. Dentro de um ambiente de adoração inviolável e quase místico onde o futebol e a religião vivem juntos. Onde o espírito que reina ultrapassa o simples contexto do futebol. Desvendar os pequenos segredos do vestiário, observar os últimos atos e gestos nos corredores que os levam ao seu terreno de expressão: todos os amantes da bola sonharam, sem jamais captar uma única imagem. Se não são algumas migalhas em raras ocasiões.
A quatro dias de sua estréia, com o jogo contra a Coréia do Norte [terça dia 15 as 20h30 (horário da França)] O Jornal Direct Soir/Sport e a Nike te oferecem um sonho acordado, a través de alguns flashs exclusivos realizados durante as ultimas partidas de preparação da seleção brasileira. Na África do Sul, o rito será inalterável. As expressões, idênticas. Os jogadores, concentrados ao extremo. A tensão, palpável. Bem vindos ao grande mundo.
COMO DENTRO DE UM SONHO
Lateral esquerda da seleção, Michel Bastos é o mais francês dos brasileiros. Em espera de nos fazer viver seu mundial do interior (a contar da próxima semana), o jogador do time de Lyon (aqui na França) revela suas expectativas e ambições.
Você concorda com a opinião de Michel Platini, que diz que o Brasil é um dos três favoritos deste mundial, juntamente com a Espanha e Inglaterra?
Claro! Deixando nossas individualidades de lado, nós temos sobretudo um grupo que esta em vigor desde muito tempo, que vive bem, e é por isto que temos resultados positivos no final. Agora, nós não sabemos o que pode se passar. Eu desconfio, por exemplo, das equipes africanas. Sobre seu continente, eles podem ser o nosso “estraga prazer”...
Isto pode ser duro, sim. Portugal com Cristiano Ronaldo, Costa do Marfim poderá contar com Drogba (ferido no braço, ele estará apto a jogar daqui dez dias)... Mas nós somos obrigados a nos classificar, por que no Brasil, nos estaremos mortos se não passarmos desta primeira rodada! La, você sabe, a vida para durante a copa do mundo...
Em 1994, eu queria ser Romário, os outros escolhiam Bebeto... Enfim, estar nesta equipe para um mundial, é mágico.
Eu confesso que, durante a minha primeira seleção, eu estava um pouco intimidado. Olhava para a direita, esquerda e só via estrelas... Mas hoje, eu me sinto mais confortável. Bem, isso não impede que Robinho continue a me impressionar. É realmente muito bom o que ele faz! Ele vai fazer uma grande copa do mundo, vocês vão ver...
Eu sempre tento mostrar minhas qualidades. Após, é claro que uma copa do mundo pode abrir portas, mas na próxima temporada, eu ainda tenho coisas para fazer em Lyon.
Na França, as pessoas não crêem muito nesta equipe, mas ela tem qualidades, com um grande goleiro, talvez o melhor do mundo... Ela estará de encontro, eu espero isto, mesmo. Após tantas temporadas aqui, e embora tenha muitas vezes feito mal a “Seleção”, eu aprendi a amar a França...
Então, a ferida da final perdida em 1998 esta fechada?
Vocês, franceses, ficam lembrando a toda hora deste jogo. Já se fazem mais de 10 anos! Nós, já passamos por outras coisas. Inclusive, ganhamos a seguinte, e esperamos fazer o mesmo nesta copa!
SEUS ADVERSARIOS NA LUPA
Coréia do Norte
Pontos Fortes: equipe técnica, movimento continuo
Pontos Fracos: táticas ultra-defensiva, falta de impacto físico
Costa do Marfim
Pontos Fortes: Jogadores evoluindo dentro dos melhores times europeus (Eboue, K. Toure, Y. Toure, Kalou).
Pontos fracos: O goleiro de inicio (Barry), o ferimento de Drogba
Portugal
Pontos fortes: seus talentos individuais (C. Ronaldo, Deco, Ricardo Carvalho)
Pontos fracos: nem sempre um ataque eficaz, a falta de ritmo de certos titulares (Pepe, Ferreira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário